Topo

Cientistas descobrem pegadas de réptil pré-histórico desconhecido

Creative Commons Attribution License (CCAL)
Imagem: Creative Commons Attribution License (CCAL)

20/04/2017 18h38

Um grupo de pesquisadores espanhóis descobriu pegadas de uma antiga espécie de réptil até agora desconhecida, que viveu entre 247 e 248 milhões de anos atrás nas montanhas dos Pirineus (norte do país) .

Em um artigo publicado na revista científica Plos One, os pesquisadores do IPC (Instituto Catalão de Paleontologia) e da Universidade Autônoma de Barcelona batizam esta nova espécie de 'Prorotodactylus mesaxonichnus'.

Seu rastro foi encontrado junto com um amplo conjunto de pegadas de répteis ancestrais dos dinossauros e dos crocodilos, um grupo conhecido como Archosauromorpha.

A maior parte destas pegadas pertenciam a animais de apenas meio metro de comprimento, apesar de que alguns exemplares atingiam três metros, explica o comunicado.

Entre estes rastros se destaca o do misterioso 'Prorotodactylus mesaxonichnus', uma espécie desconhecida até agora de meio metro de comprimento e aspecto de crocodilo, embora com as patas mais longas e uma postura mais erguida.

"Usavam as quatro patas para andar e com frequência deixavam marcas com a cauda. (...) Algumas pegadas evidenciam uma possível locomoção bípede em momentos pontuais para ir mais rápido", explica o pesquisador do ICP Josep Fortuny no comunicado.

Esta espécie viveu em um tempo conturbado para a vida na Terra, logo depois da extinção do final do período Pérmico, a maior da história terrestre, que causou o desaparecimento de cerca de 90% das espécies.

Os pesquisadores suspeitam que nesta Terra devastada, na qual os continentes ainda estavam agrupados em um supercontinente chamado Pangeia, os Archosauromorpha dominaram os rios dos antigos Pirineus e tiveram um papel "chave durante a recuperação dos ecossistemas após a extinção em massa do final do Pérmico".