Relâmpago adia lançamento da SpaceX para sábado

Miami, 1 Jun 2017 (AFP) - Um relâmpago caiu nas proximidades da plataforma de lançamento de Cabo Cañaveral, na Flórida, adiando para sábado a entrega da primeira carga de suprimentos aos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra.

A nave de carga já fez esse percurso anteriormente, informou a NASA.

O evento meteorológico não atingiu nenhum equipamento relacionado à SpaceX, mas ocorreu a apenas 16 quilômetros do local de lançamento.

O relâmpago aconteceu cerca de 25 minutos antes do horário previsto para a decolagem da nave, que estava programada para as 18H55 de Brasília.

"A regra referente ao voo em circunstâncias de descarga elétrica indica 30 minutos de espera para que o lançamento seja considerado seguro", afirmou o porta-voz da NASA, Mike Curie.

"As condições climáticas nos pregaram uma peça hoje", continuou.

A próxima janela de lançamento da 11ª missão de reabastecimento comercial da SpaceX, com uma nave de carga não tripulada Dragon, ocorrerá às 18h07 no horário de Brasília de sábado, 3 de junho. O evento será transmitido ao vivo pelo site da Nasa.

A previsão do tempo para o sábado é 60% favorável, declarou a NASA.

Cápsula reformadaA cápsula, cujo formato lembra o de uma jujuba, foi reformada após ter entregue suprimentos e comida à Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro de 2014, e ao permaneceu intacta após seu retorno à Terra.

"A maioria dessa estrutura já esteve no espaço antes", afirma Hans Koenigsmann, vice-presidente do seguro da missão.

O escudo de aquecimento, de qualquer forma, foi substituído, contou aos repórteres em uma pré-coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (31).

A reutilização de uma antiga espaçonave é a mais nova iniciativa da SpaceX em sua estratégia de tornar seus custos de voo mais baratos e ser uma empresa mais sustentável e parceira do meio ambiente.

Seu maior esforço concentrou-se na reciclagem de foguetes, nos quais os motores de primeiro estágio recebiam energia, além de guiá-los de volta à Terra após lançamento.

Isso preserva a maior parte do foguete, e evita que milhões de dólares em equipamento sejam desperdiçados depois da decolagem.

Está previsto para 10 minutos após o lançamento a SpaceX, no sábado, a nave volte a pousar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 em solo, de volta a Cabo Cañaveral.

A cápsula contém cerca de 2,7 kg de material científico, suprimentos para a equipe de astronautas e hardware.

Na carga de suprimentos estão incluídos ratos de laboratório para estudos sobre os efeitos da osteoporose, além de moscas da fruta para pesquisas a respeito dos impactos da microgravidade no coração.

A nave também conta com painéis solares e equipamentos para o estudo das estrelas de nêutrons.

Esse será o 100º lançamento realizado pela histórica plataforma de lançamento 39A da Nasa, que ficou conhecida como ponto inicial da missão Apollo nos anos 1960 e 1970, assim como de outras 82 partidas de ônibus espaciais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos