Merkel: Europa mais determinada do que nunca a lutar contra a mudança climática

Berlim, 29 Jun 2017 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira que a Europa está "mais determinada do que nunca" a lutar contra a mudança climática, apesar da decisão do presidente americano de abandonar o Acordo de Paris.

Uma semana antes de receber uma reunião de cúpula do G20, a chefe de Governo da Alemanha disse que a mudança climática é um "desafio" para a existência da humanidade e que o acordo assinado em Paris em 2015 "não é negociável".

Merkel reconheceu que as negociações sobre esta questão "não serão fáceis", durante um discurso no Parlamento em Berlim no qual falou sobre a reunião dos governantes das principais economias mundiais nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na qual também estará presente o americano Donald Trump.

"A divergência (com os Estados Unidos) é notável e não seria honesto escondê-la. Ao menos eu não o farei", afirmou a chanceler, que recebe nesta quinta-feira vários governantes europeus para tentar formar uma frente unida antes do G20.

Os países do G20 "não podem ignorar os desafios relacionados com a mudança climática no mundo", insistiu, em uma crítica velada ao presidente americano.

"Não posso antecipar hoje as deliberações da reunião sobre a proteção do clima", admitiu a chanceler alemã, que se declarou "determinada a levá-las adiante de forma a que atendam o conteúdo e os objetivos do Acordo de Paris".

bur-fz/hmn/ric/sgf/ra/pc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos