Sinais de rádio peculiares emergem de uma estrela próxima

Miami, 18 Jul 2017 (AFP) - Sinais peculiares estão sendo captados de uma estrela a apenas 11 anos-luz de distância, informaram cientistas em Porto Rico.

O ministério tomou conta da internet enquanto a especulação aumenta sobre a potencial descoberta de vida extraterrestre na estrela anã vermelha conhecido Ross 128, apesar das tentativas dos astrônomos por frustrar esses rumores.

"No caso de estarem perguntando, a atual hipótese dos extraterrestres está ao final de muitas outras explicações melhores", declarou Abel Méndez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico, em Arecibo.

Algo incomum foi percebido pela primeira vez em abril e maio, quando a equipe estudava uma série de estrelas anãs vermelhas e relativamente frias, algumas das quais se sabe que tem planetas ao redor.

Ross 128 não é conhecida por ter planetas, mas nos últimos dias os cientistas se deram conta de que havia alguns sinais muito peculiares no espectro dinâmico de 10 minutos obtidos desta estrela, segundo Méndez.

Os sinais foram observados em 13 de maio, às 00H53 GMT, e "consistiam de pulsos quase-periódicos não-polarizados de banda larga, com características de dispersão muito fortes", escreveu.

Há três explicações principais para essas rajadas: podem ser emissões similares às explosões solares, podem ser emissões de outro objeto no campo de visão de Ross 128 ou podem vir de um satélite em órbita elevada, segundo Méndez.

Os cientistas do Observatório de Arecibo, junto com astrônomos do instituto de busca de vida extraterrestre SETI, utilizarão o Allen Telescope Array e o Green Bank Telescope para observar a estrela pela segunda vez no próximo domingo.

Os resultados destas observações devem ser publicados no final da próxima semana, acrescentou.

Newsletter UOL