EUA: SpaceX lança 10 satélites de comunicação da Iridium

Los Angeles, 9 Out 2017 (AFP) - A empresa americana SpaceX lançou com sucesso, na manhã desta segunda-feira, dez satélites de comunicação da empresa Iridium, em seu foguete Falcon 9, que depois aterrissou sem problemas em uma plataforma no oceano Pacífico.

O lançamento foi realizado na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 05H37 no horário local (09H37 em Brasília). Sete minutos depois, o primeiro estágio do Falcon 9 ativou seus motores e realizou uma aterrissagem vertical controlada.

"Uma aterrissagem bem-sucedida do primeiro estágio", disse o comentarista da SpaceX em uma transmissão ao vivo do lançamento no site da empresa de Elon Musk, enquanto a operação era aplaudida na base de controle em Hawthorne, Califórnia.

Ao reciclar seus foguetes, a SpaceX promete reduzir significativamente o custo dos lançamentos e abrir uma nova era na exploração espacial.

O lançamento de segunda-feira é o terceiro de oito previstos pela SpaceX para a Iridium. A empresa quer colocar em órbita uma série de 75 satélites até 2018, no âmbito de um projeto de três bilhões de dólares para melhorar sua rede mundial de comunicações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos