Japão põe em órbita seu quarto satélite de geolocalização

Tóquio, 10 Out 2017 (AFP) - O foguete japonês H-2A colocou em órbita nesta segunda-feira seu quarto satélite de geolocalização, que completa um dispositivo destinado a fortalecer a precisão no Japão do sistema GPS norte-americano.

O 36º exemplar do lançador H-2A decolou às 07H01 do horário local de terça-feira (22H01 GMT de segunda-feira) da base de Tanegashima no sul do arquipélago, segundo imagens difundidas ao vivo pela Agência de exploração espacial japonesa (Jaxa).

O disparo foi realizado para a Jaxa pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI).

"O satélite se separou como estava previsto, após um voo sem problemas", pouco menos de meia hora após o lançamento, informou Jaxa, que saudou o êxito da órbita.

O satélite Michibiki No4 se somou aos três primeiros similares, Michibiki, Michibiki No2 e Michibiki No3, lançados respectivamente em 2010 e em junho e agosto passados.

O dispositivo permitirá à Jaxa operar a partir de 2018 e durante 15 anos um sistema de localização complementar ao GPS norte-americano, oferecendo a este último um nível de precisão superior ao atual. Os dados poderão ser captados no Japão, na Austrália e em parte da Ásia.

Em teoria, o sistema GPS permite localizar um elemento fixo ou móvel na Terra com uma precisão de aproximadamente 10 metros.

Entretanto, essa precisão depende das condições meteorológicas e terrestres, e os satélites não são necessariamente operacionais.

O arquipélago japonês, com suas cidades densamente povoadas, seus arranha-céus e uma orografia muito acidentada, é uma das áreas onde a precisão teórica é difícil de alcançar, segundo a Jaxa. O novo satélite aportará um nível de precisão de aproximadamente dois metros, em alguns casos de poucos centímetros.

kap/mf/ltl/cc

MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos