Misterioso visitante interestelar não parece ser obra de extraterrestres

O misterioso Oumuamua, um objeto em forma de cigarro vindo de outro sistema estelar e que foi detectado recentemente, "não emite sinais artificiais", segundo as primeiras observações de cientistas à procura de vida inteligente fora da Terra tornadas públicas nesta quinta-feira.
O objeto rochoso, cujo nome significa "mensageiro" na língua havaiana, foi detectado em 19 de outubro com o telescópio Pan-STARRS1, situado no Havaí, que rastreia os objetos que se aproximam da Terra.
Leia também:
- Asteroide de 5 km vai passar "raspando" na Terra antes do Natal
- 8 previsões de Stephen Hawking sobre o fim do mundo
Em um estudo publicado na revista científica "Nature" em 21 de novembro, uma equipe de pesquisadores considerou que se tratava de um asteroide de 400 metros de comprimento e 40 de largura.
Sua forma não tem precedentes na longa lista de asteroides e cometas que se formaram em nosso Sistema Solar, segundo esses pesquisadores, que concluíram que esse asteroide era de natureza interestelar.
Segundo os astrônomos, esse objeto incomum cruzou a Via Láctea durante milhões de anos, antes de chegar ao nosso Sistema Solar.
O programa Breakthrough Listen, destinado à busca de vida tecnológica extraterrestre no Universo, focou seu poderoso radiotelescópio de Green Bank (Virgínia Ocidental) sobre Oumuamua.
"Não descobriram sinais artificiais vindos desse objeto até agora (...), mas a vigilância e a análise de dados continua", explicou Breakthrough Listen em comunicado.
Newsletters
Para começar e terminar o dia bem informado.