Taxa de diabetes na Índia está excessivamente elevada, diz estudo

Miami, 29 Jan 2018 (AFP) - A Índia está enfrentando uma epidemia de diabetes e hipertensão, doenças chamadas de "assassinos silenciosos" porque levam a problemas cardíacos, disse um relatório que envolveu 1,3 milhão de pessoas divulgado nesta segunda-feira (29).

A taxa de diabéticos na Índia é superior a 6%, enquanto um quarto de sua população sofre de pressão alta, segundo os primeiros dados de alcance nacional publicados na revista médica Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine.

As taxas de diabetes e hipertensão são particularmente altas entre pessoas de meia-idade e idosas.

Embora esses índices sejam menores que nos Estados Unidos e na China, os especialistas dizem que se devem a uma combinação do uso generalizado do tabaco, predisposição genética à diabetes e falta de acesso a cuidados médicos de qualidade.

"Entre adultos de meia-idade até idosos, em todas as configurações geográficas e grupos socioeconômicos no país, a prevalência de diabetes e hipertensão está perturbadoramente alta", disse um artigo de Alka Kanaya, da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

No geral, a prevalência de diabetes foi de 6,1% entre as mulheres e 6,5% entre os homens, e a de hipertensão foi de 20% entre as mulheres e 24,5% entre os homens.

Os jovens adultos também apresentaram índices inesperadamente altos de hipertensão - a taxa foi de 12% entre as pessoas de 18 a 25 anos.

Independentemente da faixa de renda, todos os grupos foram afetados em proporção similar pela diabetes e pela pressão arterial elevada. Ser rico foi associado apenas a um risco cerca de 3% maior de diabetes.

Entre as famílias mais pobres nas áreas rurais, a taxa também foi alta - 5,9% eram diabéticos e 30% apresentavam hipertensão.

O estudo baseou-se em dados de saúde coletados de 1.320.555 adultos em toda a Índia entre 2012 e 2014, incluindo medições de glicemia e de pressão arterial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos