Topo

Juiz britânico autoriza revista na Cambridge Analytica

23/03/2018 17h34

Londres, 23 Mar 2018 (AFP) - A Justiça britânica autorizou nesta sexta-feira o regulador a cargo da proteção de dados privados a realização de revista nos escritórios da empresa Cambridge Analytica, acusada de ter adquirido dados de milhões de usuários do Facebook sem seu consentimento.

A Information Commissionner's Office (ICO) tinha reivindicado uma ordem de revista, outorgada na sexta-feira por um juiz da Alta Corte de Londres, para "analisar os servidores" da Cambridge Analytica e "efetuar uma verificação de dados".

Uma explicação pormenorizada da decisão será publicada nesta terça-feira, informou a alta corte.

A ICO investiga se a Cambridge Analytica, contratada durante a campanha de Donald Trump para obter a candidatura presidencial republicana, utilizou ilegalmente dados de milhões de usuários do Facebook para buscar potenciais eleitores.

O presidente da Cambridge Analytica, Alexander Nix, foi suspenso de suas funções e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, se viu obrigado a pedir desculpas.

A Cambridge Analytica nega as acusações e afirmou na sexta-feira ter encomendado uma auditoria para verificar que a empresa não mantém em seu poder nenhum dado de forma ilegal.