Topo

Astronautas retornam ilesos ao Cazaquistão após problema no motor da nave Soyuz

Espaçonave Soyuz MS-10 teve problema no motor quando seguia para a Estação Espacial Internacional (ISS) - Shamil Zhumatov/Reuters
Espaçonave Soyuz MS-10 teve problema no motor quando seguia para a Estação Espacial Internacional (ISS) Imagem: Shamil Zhumatov/Reuters

Em Moscou

11/10/2018 08h01

Os astronautas americano Nick Hague e russo Alexei Ovichinin pousaram ilesos nesta quinta-feira no Cazaquistão, depois que a nave Soyuz apresentou uma falha nos foguetes de propulsão.

"Estão vivos, aterrissaram", afirmou à imprensa em Baikonur uma fonte da agência espacial Roskosmos.

"As equipes de emergência os encontraram e estão sendo levados para Djezkazgan", completou a fonte, a respeito da cidade mais próxima do cosmódromo de Baikonur e do local onde os dois pousaram nesta quinta-feira.

Uma fonte citada pela agência Ria Novosti afirmou que os astronautas não ficaram feridos".

"No momento da decolagem da nave Soyuz MS-10 aconteceu algo incomum. Os sistemas de emergência foram ativados", informou a Roskosmos em um comunicado.

A nave Soyuz que transportava o astronauta americano e o cosmonauta russo para uma missão de seis meses na estação orbital sofreu um problema dois minutos após a decolagem.

"Problema com os lançadores, dois minutos 45 segundos", anunciou com calma Alexei Ovichinin, comandante a bordo do foguete Soyuz, durante a transmissão ao vivo.

"Aconteceu um problema com o motor poucos segundos depois da separação do primeiro nível da nave", afirmaram os analistas da Nasa.

De acordo com um fotógrafo da AFP, a decolagem aconteceu normalmente, mas "depois da separação do primeiro nível tivemos a impressão de que aconteceu uma espécie de brilho".

"Graças a Deus estão vivos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Foguete 1 - Shamil Zhumatov/Reuters - Shamil Zhumatov/Reuters
Imagem: Shamil Zhumatov/Reuters
Foguete 2 - Shamil Zhumatov/Reuters - Shamil Zhumatov/Reuters
Imagem: Shamil Zhumatov/Reuters
Foguete 3 - Shamil Zhumatov/Reuters - Shamil Zhumatov/Reuters
Imagem: Shamil Zhumatov/Reuters