Topo

Ciclistas percorrem 600 km em bicicletas elétricas em defesa do clima

02/12/2018 17h42

Katowice, Polónia, 2 dez 2018 (AFP) - Cerca de 40 ciclistas chegaram neste domingo em bicicletas elétricas à cidade polonesa de Katowice, onde acontece a conferência da ONU sobre o clima COP24, após percorrerem mais de 600 quilômetros desde Viena para promover este modo de transporte e lutar contra as mudanças climáticas.

Organizada pela rede espanhola da iniciativa da ONU Global Compact e pelo grupo energético Iberdrola, a equipe multinacional de ciclistas pediu "mais ambição e urgência" às autoridades políticas para responder às mudanças climáticas", declarou à AFP um dos líderes do grupo, Carlos Salle, diretor de política energética e mudanças climáticas na Iberdrola, destacando, ainda, o papel que os veículos elétricos podem desempenhar na defesa do clima.

Os ciclistas entregaram um manifesto ao número dois da Convenção Marco das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC), Ovais Sarmad, e ao presidente polonês da COP24, Michal Kurtyka.

A viagem lhes permitiu mostrar sua determinação, frente às condições climáticas hostis. "No primeiro dia, saindo de Viena, pegamos muita chuva e vento e sofremos um pouco. Ontem, fizemos o percurso sob uma temperatura de -6°C, o que era horrível para nossos pés e mãos", descreveu Salle.

wv-via/mct/pb/es/lb