Topo

Equipe médica saudita disposta a tratar de bebês siameses iemenitas

07/02/2019 08h46

Riade, 7 Fev 2019 (AFP) - Uma equipe médica saudita diz estar disposta a buscar e tratar siameses iemenitas nascidos em um hospital de Sanaa, a capital do Iêmen sob controle dos rebeldes huthis contra os quais luta uma coalizão árabe liderada por Riad.

Citado pela imprensa oficial saudita, o chefe desta equipe, Abdallah al Rabia, um médico e ex-ministro de Saúde que dirigiu várias operações desse tipo, diz ter se oferecido para realizar, "no prazo mais rápido possível, o traslado dos dois bebês" para a Arábia Saudita.

Sua equipe está disposta a examinar o caso e a avaliar, se é possível separar esses bebês de menos de duas semanas, afirma.

Na quarta-feira, um médico iemenita lançou um apelo para que se levasse para o exterior estes siameses nascidos perto da capital para poder separá-los, já que suas equipes não podem fazer esta intervenção.

Segundo ele, os siameses têm duas cabeças, dois corpos, mas apenas um sexo e duas pernas.

"Espero que sejam transportados para o exterior, no prazo mais rápido possível", declarou à AFP Faisal Al Babili, chefe do serviço de pediatria do hospital Al Thawra, em Sanaa.

O aeroporto de Sanaa permanece fechado para voos comerciais, devido ao bloqueio aéreo imposto pela coalizão dirigida pela Arábia Saudita, que apoia o governo iemenita desde 2015 contra rebeldes huthis xiitas.

Segundo Babili, o sistema de saúde do país desabou desde o início da guerra. E, sem os equipamentos necessários, o hospital não pode realizar uma operação para separar os recém-nascidos.

bur/mh/ras/iw/erl/ra/tt