Topo

"Não aprendi dizer adeus": Nasa se prepara para encerrar missão do robô Opportunity

Opportunity desembarcou em Marte em 2004 - AFP
Opportunity desembarcou em Marte em 2004 Imagem: AFP

12/02/2019 23h13

Washington, 13 Fev 2019 (AFP) - A agência espacial norte-americana anunciou que a última tentativa de retomar o contato com o robô Opportunity em Marte teria ocorrido na tarde desta terça-feira (12), oito meses depois de sua última mensagem.

A Nasa anunciou que as últimas tentativas ocorreram no final da tarde de terça-feira e que uma reunião de informações estava marcada para quarta-feira com o chefe da agência e com todos os responsáveis pela missão Opportunity, que deveria ser declarada encerrada.

O Opportunity desembarcou em 2004 em Marte e viajou 45 quilômetros no planeta vermelho, garantindo um lugar na história como uma missão mítica, que foi inicialmente prevista para 90 dias.

Uma gigantesca tempestade de poeira que durou vários meses matou o robô, cuja última comunicação foi em 10 de junho de 2018. A poeira escureceu a atmosfera, impedindo que os painéis solares do robô recarregassem suas baterias.

Desde então, os engenheiros da Nasa tentam obter uma resposta do Opportunity nos canais de rádio.

A Nasa provocou protestos em agosto passado, dando um prazo de 45 dias antes de declarar a morte de "Oppy". Em outubro, ele mudou de ideia e deu até janeiro para reavaliar a situação.