Topo

Astronauta dos EUA baterá recorde de permanência de uma mulher no espaço

Christina Koch, astronauta norte-americana que deve bater o recorde de permanência de uma mulher no espaço. - Foto: NASA
Christina Koch, astronauta norte-americana que deve bater o recorde de permanência de uma mulher no espaço. Imagem: Foto: NASA

17/04/2019 17h26

A astronauta americana Christina Koch baterá o recorde de permanência de uma mulher no espaço, anunciou a Nasa nesta quarta-feira (17). Ela permanecerá 11 meses na Estação Espacial Internacional (ISS), e superará a marca anterior, atingida por Peggy Whitson.

Koch, de 40 anos, permanecerá na ISS até fevereiro de 2020, quando completará uma estadia espacial mais longa que a da americana Peggy Whitson, que, entre 2016 e 2017, ficou 288 dias no espaço.

Koch ficará a três meses de bater a marca de permanência no espaço de um astronauta, que pertence ao russo Valeri Poliakov. Ele é dono do recorde, pois ficou 14 meses a bordo da antiga estação espacial russa Mir entre 1994 e 1995.

A astronauta chegou à ISS em 14 de março com um americano e um russo que voltarão à Terra em 3 de outubro.

As missões na ISS costumam durar cerca de seis meses. Atualmente, a tripulação é composta por seis pessoas: três americanos (Christina Koch, Anne McClain e Nick Hague), dois russos (Oleg Kononenko e Alexeï Ovtchinine) e o canadense David Saint-Jacques.

Entre junho e setembro, alguns deles voltarão à Terra e serão substituído por outros tripulantes, como o italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos, Hazzaa Ali Almansoori, que passará pouco mais de uma semana no espaço: de 25 de setembro a 3 de outubro.

Todas estas idas e voltas são feitas graças aos foguetes russos Soyuz, enquanto se espera que fiquem prontas as novas cápsulas americanas que a SpaceX e a Boeing estão desenvolvendo. Elas deverão entrar em funcionamento antes do fim de 2019.