Ambiente

Drone faz imagens inéditas de comunidade ameaçada de baleias-assassinas

Conhecidas como "baleias-assassinas", as orcas estão ameaçadas de extinção em algumas regiões. Como no nordeste do Pacífico, por exemplo, habitat de um grupo de 81 delas --grupo que pode ser acompanhado graças a imagens colhidas por um drone.

Os vídeos e fotos foram capturados por uma aeronave não tripulada da NOAA Fisheries --uma agência federal americana que protege e gerencia os recursos marinhos. Elas mostram imagens da comunidade de orcas conhecida como as "baleias-assassinas residentes no sudeste".

Ameaçada de extinção, essa comunidade teve um "boom" de filhotes no último ano, com mais cinco novas orcas nascendo - número modesto porém significativo o suficiente para ser celebrado pelos biólogos americanos.

As fotos do NOAA Fisheries também registraram as "primas" do norte dessas orcas, que também enfrentam a mesma ameaça de extinção.

As chamadas baleias-assassinas - que, na verdade, fazem parte da família dos golfinhos - sofrem dificuldades também com a alimentação na região. Elas se alimentam de salmão, outra espécie que está ameaçada de acabar por ali.

Com as fotos, o projeto conseguiu identificar o comprimento e a largura das orcas, com o objetivo de determinar se elas estão tendo alimentos suficientes para sobreviver.

Segundo a NOAA Fisheries, os pesquisadores tomaram o cuidado de manter o drone a pelo menos 30 metros de distância das orcas para não perturbá-las.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos