Cavalos matam mais do que todos os animais venenosos juntos na Austrália

  • Paul Burston

    A cientista Ronelle Welton afirma que sua pesquisa põe em xeque estereótipos sobre a fauna da Austrália, considerada o 'epicentro de tudo o que é venenoso'

    A cientista Ronelle Welton afirma que sua pesquisa põe em xeque estereótipos sobre a fauna da Austrália, considerada o 'epicentro de tudo o que é venenoso'

Cavalos mataram mais pessoas na Austrália nos últimos anos do que todos os outros animais venenosos do país. A constatação é de um estudo da Universidade de Melbourne.

Ronelle Welton, do departamento de Farmacologia da universidade australiana, examinou os registros de internação hospitalar do Instituto Australiano de Saúde e Bem-Estar e dados de médicos legistas.

Ela verificou que, entre 2000 e 2013, os cavalos foram responsáveis pela morte de 74 pessoas que caíram ou foram pisoteadas pelo animal.

Cerca de 42 mil pessoas foram hospitalizadas por causa de mordidas e picadas, com abelhas e vespas sendo responsáveis por mais de um terço das internações.

As aranhas não foram responsáveis por nenhuma morte no período, segundo a pesquisa.

Mudando estereótipos

Welton afirma que o estudo, publicado no Internal Medicine Journal, coloca em xeque estereótipos sobre os animais venenosos da Austrália.

O país é conhecido por ter algumas das espécies de cobras, aranhas e animais marinhos mais peçonhentos do mundo. "A Austrália é conhecida como o epicentro de tudo o que é venenoso", disse a especialista à BBC.

O estudo analisou principalmente os animais que mordem e picam, mas durante a pesquisa, ela acabou descobrindo várias mortes relacionadas a quedas de cavalos.

Mas "o surpreendente" é que os insetos foram os que mais levaram pessoas a buscarem tratamento nos hospitais do país, acrescentou.

A Dra. Welton disse que a pesquisa mostrou que as reações alérgicas a mordidas ou picadas são as maiores ameaças para a saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos