Topo

Por que o bitcoin chegou a perder um terço de seu valor em uma semana

23/12/2017 14h19

O bitcoin despencou nesta sexta-feira, dando continuidade a um movimento recente de queda, que fez com que a criptomoeda chegasse a perder quase um terço do seu valor em uma semana.

Caiu de cerca de 20 mil dólares, no início da semana, para 11 mil dólares na tarde de sexta-feira, de acordo com o site de câmbio Coindesk. Depois, voltou a subir, até atingir por volta de 15 mil dólares.

No meio das flutuações, três câmbios de bitcoin suspenderam certas operações de compra e venda.

O bitcoin tem tido uma trajetória fervilhante nos últimos 12 meses. No começo do ano, seu preço era de cerca de 1 mil dólares. Desde então, o valor foi para as alturas - mais do que dobrou desde novembro - atraindo interesse de grandes empresas e investidores privados.

Mas, desde o último domingo, o valor do bitcoin teve uma série de quedas, voltando ao patamar em que estava no começo de dezembro - ainda assim muito acima do registrado no começo do ano.

Analistas dizem que investidores precisam estar preparados para mudanças súbitas como essas, que têm caracterizado o bitcoin desde seu início. "Essa é exatamente a forma como esse ativo tem se comportado e exatamente o que tem ocorrido desde o começo", disse Nick Colas, cofundador do DataTrek Research. "O bitcoin tem muita volatilidade e continuará a ter no futuro"

O que ocorreu na sexta-feira?

A queda do bitcoin nesta semana provocou uma enxurrada de negociações, que inundaram, na sexta-feira, uma das maiores empresas de câmbio de bitcoin, a Coinbase. Uma desaceleração técnica fez a empresa parar de comprar e vender duas vezes.

Outras duas empresas de câmbio, CME e CBOE, também suspenderam temporariamente a negociação de certos tipos de contratos futuros de Bitcoin - que permitem aos investidores apostarem onde o preço do bitcoin estará em certo momento no futuro. As operações têm freios automáticos, que se aplicam quando uma commodity ou ativo se movem mais do que um certo limite - o que ocorreu neste caso.

O que provocou a queda?

O mercado continua a ser movido por sentimento e emoção, segundo Charles Hayter, fundador do site Cryptocompare.

"Uma guinada ascendente maníaca, liderada pelas massas, será seguida por uma desaceleração, à medida que a emoção muda", diz ele.

Mas acrescenta que alguns negociadores têm conseguido ganhos espetaculares ao longo do ano.

Preocupações sobre a infraestrutura por trás das criptomoedas também podem estar assustando investidores, afirmou Nick Colas, que negocia bitcoin.

Nas últimas semanas, o mercado foi sacudido por ataques hackers e alegações de negociação interna.

Além disso, Colas atribui parte da queda desta semana ao lançamento de uma nova criptomoeda antes do planejado.

Há ainda o fechamento temporário e surpresa da Coinbase na sexta-feira, o tipo de coisa que pode erodir a confiança do investidor, afirma Colas. "Não é OK interromper a negociação aleatoriamente ao longo do dia (...). A robustez do sistema é tão importante para a confiança quanto o próprio preço das criptomoedas"

Um porta-voz da Coinbase disse que a empresa está trabalhando contra o relógio para garantir uma negociação tranquila. A suspensão de sexta-feira durou, no total, duas horas. "Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance", afirmou.

O que exatamente é bitcoin?

Um ativo digital, o bitcoin não é lastreado por nenhum governo. Foi criado através de um processo complexo, chamado de "mineração", e então monitorado por uma rede de computadores ao redor do mundo.

Há um fluxo constante de 3,6 mil novas bitcoins por dia, com mais de 16,5 milhões em circulação. Espera-se que a disponibilidade da criptomoeda atinga o pico em 21 milhões.

Cada transação é registrada em uma lista pública chamada blockchain.

Isso permite rastrear a história dos bitcoins para impedir as pessoas de gastarem moedas que elas não tenham, de fazerem cópias ou desfazerem transações.

O que as autoridades dizem sobre o bitcoin?

Autoridades reguladoras ao redor do mundo intensificaram seus alertas sobre esse tipo de investimento.

Um dos comentários mais impressionantes desta semana veio do banco central da Dinamarca, que chamou o bitcoin de aposta "mortal".

No começo do mês, o chefe de um dos principais reguladores financeiros do Reino Unido alertou as pessoas para estarem preparadas para perder todo o seu dinheiro se elas investirem em bitcoin.

Andrew Bailey, chefe da Financial Conduct Authority, falou para a BBC que nem bancos centrais nem governos estão por trás da "moeda" e que, por isso, não é um investimento seguro.

Apesar do risco, autoridades americanas disseram que não acreditam que a criptomoeda seja uma parte suficientemente grande do mercado financeiro para ser uma ameaça para a estabilidade econômica.