Topo

Eclipse lunar: o que você precisa saber sobre a 'lua de sangue' desta sexta

Lua de Sangue

BBC Brasil

27/07/2018 07h32

O eclipse lunar total mais longo do século 21 acontece nesta sexta-feira e poderá ser visto do Brasil.

O fenômeno total - quando a Lua é totalmente encoberta - vai durar uma hora e 43 minutos.

Conhecido como 'lua de sangue', por deixar o satélite com um tom avermelhado, o espetáculo será transmitido ao vivo pela Nasa, agência espacial americana, a partir das 15h15mins (horário de Brasília).

Leia também:

A "BBC" reuniu abaixo tudo o que você precisa saber sobre o eclipse lunar:

Onde pode ser visto?

O espetáculo será visível da Europa, do Oriente Médio, da África, da Austrália, da maior parte da Ásia e da América do Sul, incluindo o Brasil, logicamente, de onde o céu estiver sem nuvens.

s - BBC - BBC
Imagem: BBC
De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total - na parte oeste, será visto somente o fenômeno parcial.

O instituto diz que, para ver a Lua ainda no eclipse total, as pessoas devem buscar um local em que seja possível ver o céu perto do horizonte a leste.

É visível a olho nu?

Não é necessário usar um telescópio, mas um bom par de binóculos pode ajudar.

Horários

O fenômeno começa às 14h14min (no horário de Brasília). O início da fase total do eclipse será às 16h30min, quando a Lua ainda não nasceu no Brasil, e o final às 18h13min.

A partir das 18h13min, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19min. Nesse instante, a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

O que é um eclipse

Um eclipse ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar.

O fenômeno acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra e deixa de ficar visível pois deixa de ser iluminada pela luz do Sol.

eclipse 2707 - BBC - BBC
Imagem: BBC
Termos do eclipse

Umbra: A parte central e escura da sombra da Terra.

Penumbra: A parte mais clara e externa da sombra projetada pelo nosso planeta.

Etapas do eclipse

Início do eclipse penumbral: tem início quando a parte externa (e mais clara) da sombra da Terra começa a se mover pela Lua.

Início eclipse parcial: acontece quando a parte central e mais escura da sombra da Terra (umbra) começa a cobrir a Lua.

Início eclipse total: ocorre no momento em que a umbra cobre completamente a Lua, deixando o satélite com coloração avermelhada.

Eclipse máximo: auge do eclipse total.

Fim do eclipse total: a umbra começa a se afastar da face da Lua.

Fim do eclipse parcial: a umbra da Terra deixa completamente a superfície da Lua.

Fim do eclipse penumbral: A parte externa da sombra (penumbra) se afasta completamente da Lua.

O que é a 'lua de sangue'?

Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma coloração avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de "lua de sangue".

De acordo com o Observatório Nacional, quando a Lua toda está mergulhada na sombra da Terra, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do astro. Isso porque a luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra.

Algumas faixas de frequência da luz solar são, então, filtradas, criando esse efeito alaranjado, exatamente como acontece no crepúsculo matutino e vespertino, que estamos acostumados a ver antes do nascer e após o pôr do Sol.

Quando acontece um eclipse total, a Lua pode ficar com um tom avermelhado  - Getty Images - Getty Images
Quando acontece um eclipse total, a Lua pode ficar com um tom avermelhado
Imagem: Getty Images
Será possível ver Marte e outros planetas?

Na noite desta sexta-feira e nos próximos dias, Marte estará no ponto mais próximo da Terra desde 2003 - visível como uma "estrela vermelha brilhante", onde o céu estiver limpo.

A pesquisadora diz que é fácil ver diversos planetas no céu no mês de julho, principalmente Marte, que estará próximo da Lua no dia do eclipse.

"Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está com o brilho máximo, está visível a leste logo no início da noite."

Por que é o eclipse mais longo?

Afinal, por que esse será o eclipse mais longo do século?

De acordo com Nascimento, "é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra".

Marte estará no ponto mais próximo da Terra desde 2003  - Science Photo Libary - Science Photo Libary
Marte estará no ponto mais próximo da Terra desde 2003
Imagem: Science Photo Libary
Quando será o próximo?

A pesquisadora Josina Nascimento lembra que o próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. E, segundo ela, o Brasil vai ver o fenômeno completo.

"O Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim", diz ela.