Topo

Huawei: por que a gigante chinesa virou alvo de vários países e teve executiva presa no Canadá

06/12/2018 11h38

Empresa chinesa de telecomunicações é alvo de investigações do governo americano sobre possíveis violações de sanções dos EUA contra o Irã.

Meng Wanzhou, chefe de operações financeiras da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, foi presa em Vancouver, no Canadá, e deve ser extraditada para os Estados Unidos.

Os detalhes da prisão, efetuada em 1° de dezembro, não foram divulgados. Mas a empresa chinesa é alvo de investigações do governo americano sobre possíveis violações de sanções contra o Irã.

A China exigiu a libertação da executiva, alegando que a prisão foi possivelmente "uma violação de direitos humanos".

Filha do fundador da companhia, Wanzhou também é vice-presidente do conselho consultivo da empresa.

A Huawei informou que tem pouca informação sobre as acusações e "não tem conhecimento sobre nenhuma infração cometida por Meng Wanzhou".

A prisão acontece em um momento delicado para as relações entre os Estados Unidos e a China. Os dois países travam uma guerra comercial em que já foram impostos bilhões de dólares em tarifas sobre produtos.

O incidente tampouco ajudará na trégua de 90 dias negociada pelo presidente americano, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, durante a reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), em Buenos Aires.

E coincide ainda com a movimentação para restringir o uso da tecnologia da Huawei em países do Ocidente. Os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia proibiram a empresa chinesa de fornecer a infraestrutura para a rede de internet móvel 5G.

O Reino Unido não impediu as empresas de usarem a tecnologia da Huawei, mas a British Telecom (BT), que domina a rede de telecomunicações do Reino Unido, declarou nesta semana que não utilizará os equipamentos da companhia na implantação do seu "núcleo" de infraestrutura 5G.

O que o Canadá disse sobre a prisão?

O Ministério da Justiça do Canadá confirmou a data e o local da prisão de Wanzhou. E acrescentou:

"Os Estados Unidos pediram a extradição (de Wanzhou), e uma audiência para fiança foi marcada para sexta-feira."

O departamento afirmou que não poderia dizer mais nada, uma vez que Wanzhou solicitou a proibição da divulgação de detalhes do caso e isso foi acatado pelos tribunais.

Um porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA, no distrito leste de Nova York - que teria feito as acusações, segundo a Huawei - se recusou a comentar.

O que pode estar por trás?

A imprensa americana informou que a Huawei está sendo investigada por possíveis violações das sanções dos EUA contra o Irã.

Uma reportagem do jornal New York Times afirma que os departamentos de comércio e tesouro dos Estados Unidos haviam intimado a empresa por suspeita de violação das sanções do país contra o Irã e a Coreia do Norte.

Legisladores americanos acusaram repetidas vezes a empresa de ser uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, argumentando que o governo chinês poderia usar sua tecnologia para espionagem.

Após a prisão, o senador americano Ben Sasse disse à agência de notícias Associated Press que a China estava agressivamente engajada em comprometer os interesses de segurança nacional dos EUA, "usando entidades do setor privado" com frequência.

"Os americanos agradecem a nossos parceiros canadenses por terem prendido a diretora financeira", acrescentou.

Como a Huawei reagiu?

A Huawei disse que Wanzhou, filha de Ren Zhengfei, fundador da companhia, foi detida durante a conexão de um voo em Vancouver.

Em comunicado, a empresa afirmou que cumpriu "todas as leis e regulamentações aplicáveis onde opera, inclusive as leis e regulamentos de controle de exportação e sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), Estados Unidos e União Europeia".

"A empresa acredita que os sistemas jurídicos do Canadá e dos Estados Unidos vão chegar a uma conclusão justa."

E a China?

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse aos jornalistas que "prender sem dar qualquer motivo viola os direitos humanos de um indivíduo".

"Fizemos representações sérias ao Canadá e aos Estados Unidos, exigindo que ambas as partes esclareçam imediatamente as razões da detenção e a liberem imediatamente para proteger seus direitos legais."

A embaixada chinesa no Canadá afirmou, por sua vez, que autoridades canadenses, a pedido dos Estados Unidos, haviam prendido uma cidadã chinesa que "não violou nenhuma lei americana ou canadense".

"As autoridades chinesas apresentaram representações duras aos Estados Unidos e ao Canadá, e solicitaram que corrijam imediatamente as irregularidades e restabeleçam a liberdade individual de Meng Wanzhou", diz a nota.

Por que a Huawei é uma preocupação para o Ocidente?

A empresa chinesa é uma das maiores fornecedoras de equipamentos e serviços de telecomunicações do mundo - recentemente, passou a Apple para se tornar a segunda maior fabricante de smartphones depois da Samsung.

Alguns países ocidentais receiam que Pequim tenha acesso à rede móvel de quinta geração (5G) e a outras redes de comunicação por meio da Huawei e amplie sua capacidade de espionagem, embora a companhia insista que não há controle do governo.

As preocupações de segurança levaram a BT a descartar o uso da infraestrutura da Huawei na base da rede 5G que está sendo implantada no Reino Unido.

A Nova Zelândia proibiu a utilização de equipamentos da companhia por questões de segurança nacional, depois que a Austrália impôs um veto similar tanto à Huawei quanto à empresa de telecomunicações chinesa ZTE.

Os Estados Unidos entraram com uma série de processos judiciais contra empresas de tecnologia chinesas, acusadas de violações da segurança cibernética e das sanções impostas contra o Irã.

No início deste ano, o país proibiu empresas americanas de exportar para a ZTE, o que levou a companhia chinesa a suspender as atividades. Mas o governo americano retirou o bloqueio posteriormente, mediante o pagamento de multa e mudanças na diretoria da empresa.

Os Estados Unidos também restringiram as empresas americanas de venderem peças para a fabricante chinesa de chips Fujian Jinhua.

Quais são as sanções contra o Irã?

O presidente Donald Trump restabeleceu no mês passado todas as sanções dos Estados Unidos contra o Irã, que estavam suspensas desde 2015, quando foi assinado o histórico acordo nuclear entre Teerã e as principais potências internacionais.

Trump se opôs ferozmente ao acordo, que impõe restrições ao programa nuclear do Irã, em troca da retirada de várias sanções contra a economia do país.

A reintrodução das sanções teve impacto nas exportações de petróleo, no transporte marítimo e na rede bancária do país - ou seja, atingiu em cheio o núcleo da economia iraniana.

Embora haja isenções, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse que os EUA vão atacar "agressivamente" qualquer empresa ou organização que "se esquive das sanções".

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=BO9Tjsgb24M

https://www.youtube.com/watch?v=JSgoUvBKCZE

https://www.youtube.com/watch?v=660qsQ7rfWE&t=1s