Topo

A fraude do robô 'high tech' russo que sabia falar e dançar

13/12/2018 15h49

O robô Boris foi a sensação de um evento de tecnologia para jovens, mas o que o fazia se mover era um homem dentro dele.

Parecia ser um robô com habilidades notáveis: era capaz de andar, falar e dançar quase como uma pessoa - na verdade, era parecido demais com uma pessoa.

O robô Boris, como foi chamado, se tornou a sensação em um evento de tecnologia patrocinado pelo governo russo, o Proyektoria Technology Forum, na cidade de Yaroslavl, na Rússia.

O robô também foi mostrado em canais de televisão do país.

No entanto, não demorou muito para jornalistas começarem a manifestar dúvidas quanto à sua autenticidade.

O site russo TJournal fez uma lista de pontos mal explicados sobre o robô. Por que ele não tinha sensores? Como os cientistas o contruíram tão rápido, sem que houvesse um projeto conhecido antes?

Por que não havia nenhuma notícia anterior sobre a construção de um robô tão avançado? Por que ele fazia tantos movimentos desnecessários ao dançar?

E, finalmente, por que tinha o tamanho exato para que uma pessoa coubesse perfeitamente em seu interior?

Fantasia

Todas essas perguntas foram respondidas pouco tempo depois, quando uma foto publicada em redes sociais revelou que o havia dentro do robô não era alta tecnologia, mas uma pessoa.

O robô era, na realidade, um traje de fantasia que custou mais de US$ 3,7 mil (R$ 14,4 mil). A fantasia era chamada Alyosha, o Robô, e foi fabricada pela empresa Show Robots.

Ainda que os organizadores do evento nunca tenham dito expressamente que o robô era real, a maneira como ele foi apresentado e a cobertura feita pela televisão russa davam a entender que ele era uma peça autêntica de tecnologia avançada.

Em seu site, a fabricante da fantasia diz que o produto é capaz de criar "uma ilusão quase completa de que se trata de um robô verdadeiro".

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=Qu4t6CnDnCs&t=165s

https://www.youtube.com/watch?v=660qsQ7rfWE&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=T_yTm_M_qPs&t=84s