Topo

Após ganhar Nobel de Física, Peter Higgs diz que vai se aposentar em 2014

Em Londres

16/10/2013 11h20

O físico britânico Peter Higgs, que recebeu na semana passada o prêmio Nobel de Física junto com o belga François Englert, anunciou que planeja se aposentar no ano que vem, quando completar 85 anos.

O cientista, que postulou as características da partícula subatômica conhecida como o bóson de Higgs, cuja existência foi confirmada recentemente pelo CERN (Centro Europeu de Física de Partículas), revelou em entrevista à rede BBC na Escócia que se propõe se aposentar "no ano que vem, quando completar 85 anos".

"Voar pelo mundo dando conferências é um fenômeno bastante novo, que se deve à descoberta do CERN, mas durante muitos anos estive em uma aposentadoria tranquila", explicou o físico.

Higgs deixou o ensino acadêmico há 17 anos, sendo hoje professor emérito na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. O pesquisador revelou, ainda, que em 1999 rejeitou que o governo britânico lhe nomeasse cavaleiro porque considerou "precipitado".

"Recebi a oferta do [então primeiro-ministro do Reino Unido] Tony Blair em novembro de 1999. Teriam me incluído na lista dos que receberam honras com o novo milênio, mas disse: 'Não, obrigado'", lembrou Higgs.

"Pensei que qualquer coisa desse tipo seria precipitada e, de qualquer maneira, não queria esse tipo de título. Também não o quero agora", disparou o cientista.