Japão adia lançamento da sonda espacial Hayabusa 2 por mau tempo

Em Tóquio

A Jaxa (agência aeroespacial japonesa) anunciou o adiamento do lançamento da sonda espacial Hayabusa 2, previsto para domingo (30), por conta das más condições climatológicas.

O lançamento da segunda sonda do programa Hayabusa, o primeiro que conseguiu trazer para a terra amostras de um asteroide, será realizado na segunda-feira ou na terça-feira, dependendo do tempo, desde o centro espacial da ilha de Tanegashima (sudoeste) a bordo de um foguete H-IIA.

Hayabusa 2, que demorará cerca de 3 anos e meio para alcançar seu objetivo, pretende colher desta vez pedras e areia do asteroide 1999JU3, que acredita-se que poderia abrigar água e substâncias orgânicas.

Se a missão tiver êxito, a sonda trará outra vez amostras em uma cápsula em dezembro de 2020, após um ano e meio de pesquisas em torno do asteroide.

Segundo destacaram especialistas na matéria, os resíduos que a nave irá trazer poderá dar pistas sobre o histórico químico do fragmento e oferecer assim novas informações sobre a origem da vida na Terra.

O 1999JU3, descoberto em 1999 pelo programa de pesquisa americano Linear, faz parte dos chamados asteroides Apolo, um dos três grupos que estão mais próximos da Terra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos