Topo

Cometa "zumbi" passa perto da Terra e segue viagem pelo espaço

O cometa, do tamanho de quatro campos de futebol, se deslocava a 126.000 km/h - NAIC-Arecibo/NSF
O cometa, do tamanho de quatro campos de futebol, se deslocava a 126.000 km/h Imagem: NAIC-Arecibo/NSF

Em Washington

31/10/2015 17h32

Um grande cometa apelidado de "zumbi", devido à coincidência com a celebração do Halloween, atingiu neste sábado (31), às 13h01, seu ponto mais próximo à Terra, ficando a uma distância um pouco maior do que a da Lua, para depois seguir sua viagem pelo espaço.

As imagens da passagem do "zumbi" foram transmitidas ao vivo pela internet pela comunidade "Slooh", vinculada à Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos). O cometa, do tamanho de quatro campos de futebol, se deslocava a 126.000 km/h.

De acordo com a Nasa, o "zumbi" será o objeto a passar mais perto de nosso planeta até agosto de 2027, quando se prevê que a rocha 1999 AN10 se aproxime a quase 384.400 quilômetros da Terra, a mesma distância que nos separa da Lua.

O cometa foi descoberto no último dia 10 de outubro por um grupo de astrônomos do Havaí (EUA). Desde então, foram realizados cálculos para determinar a órbita, apesar de nunca representar perigo para a Terra.

Os cientistas da Nasa também explicaram que a influência da gravidade do asteroide não provocaria efeitos destacáveis na Terra, como a mudança de marés ou movimentos nas placas tectônicas.