Instituto Max Planck vê descoberta de ondas gravitacionais digna do Nobel

Berlim, 11 fev (EFE).- O diretor do Instituto Max Planck de Física de Hannover (norte da Alemanha), Karsten Danzmann, considera que a descoberta das ondas gravitacionais é um fato que merece o Prêmio Nobel.

"Tem potencial de Nobel, não há dúvida disso", disse Danzmann em entrevista à "BBC".

Danzmann considerou que esta foi uma das descobertas científicas mais importantes nos últimos anos, comparável com a determinação da estrutura do DNA.

"Os cientistas procuravam há décadas ondas gravitacionais, mas só agora dispomos de tecnologias incrivelmente precisas para detectar esse eco extremamente fraco do universo", disse Danzmann em comunicado.

Além disso, destacou a cooperação internacional que tornou possível a descoberta da qual participou a Sociedade Max Planck.

No desenvolvimento das tecnologias que tornaram possível a descoberta foi essencial uma cooperação entre o Max Planck e várias instituições britânicas,

A diretora do Instituto Max Planck de Potsdam, Alessandra Buonanno, disse que o próprio Einstein tinha dúvidas de que algum dia pudesse ser demonstrada a existência das ondas gravitacionais, mas acrescentou que certamente não teria nada contra se estivesse errado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos