Fotos da EFE de tentativa de golpe na Espanha estão no Google Cultural

Madri, 23 fev (Efe).- As fotos do arquivo gráfico da Agência Efe sobre a tentativa de golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981 na Espanha estão disponíveis desde esta terça-feira aos usuários do Google, no aniversário de 35 anos de um dos dias mais complicados da democracia espanhola.

Uma seleção de mais de 50 fotografias do arquivo gráfico da Efe, que possui mais de 16 milhões de imagens, são uma mais amostra do jornalismo gráfico da agência, que se somaram ao projeto do Google Cultural Institute, a plataforma em que mais de mil instituições culturais abriram suas coleções para a internet.

As imagens foram feitas pelos fotógrafos da Efe, Manuel Pérez Barriopedro, Prêmio World Press Photo 1981, e Manuel Hernández de León, Prêmio Nacional de Jornalismo de 1981, que imortalizaram o ataque ao Congresso dos Deputados por membros da Guarda Civil comandados pelo tenente-coronel Antonio Tejero.

Há fotos únicas, como quando Tejero invadiu o Congresso com 200 guardas civis no momento em que seria votada a posse de Leopoldo Calvo Sotelo como presidente de Governo e gritou: "Todo mundo quieto!", e as resistências do então vice-presidente Manuel Gutiérrez Banguela e Adolfo Suárez aos guardas civis.

A mostra fotográfica da Agência Efe (https://www.google.com/culturalinstitute/exhibit/23-f-o -tentativa-de -golpe-de-estado-em-espa%C3%B1a/EQIiL99EpxTNLA?hl=é& position=0%3A0) repassa horas históricas para a Espanha.

Hernández de León, que também ganhou o prêmio Rei da Espanha de Jornalismo Ibero-americano por suas fotos da tentativa de golpe, relatou então que conseguiu sair com os filmes, que deram a volta ao mundo, "escondidos na cueca".

Ele contou que às 23h20 passou a primeira imagem da tentativa de golpe aos assinantes da Efe.

Manuel P. Barriopedro, posicionado na tribuna para fotógrafos logo na frente de seu colega, escutou os gritos e os disparos no exterior do plenário e começou a disparar sua câmara, não parando nem na chegada de Tejero com uma pistola em mão.

"Fazia fotos sem saber o que estava fazend, mas deu tempo de realizar uma sequência de 11 fotogramas", relatou Barriopedro, enquanto seu colega, na tribuna da frente, fez 18 ou 20 de um rolo de 36.

Cinco anos após a abertura do Google Cultural Institute, lançado após um acordo com 17 museus que disponibilizaram na internet centenas de obras de arte, a Agência Efe também entrou neste projeto, incorporando uma nova coleção sobre o dia que ficou conhecido na Espanha como 23F.

Esta coleção se soma às três já divulgadas sobre os heróis do esporte espanhol, Madri durante a guerra civil e a última fase da vida de Salvador Dalí, que foram publicadas em 21 de janeiro.Efe

cj-ll/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos