Quarto tentativa para lançar ao espaço satélite Sentinel-1B será nesta 2ª

Redação Central, 25 abr (EFE).- O satélite meio ambiental europeu Sentinel-1B terá nesta segunda-feira outra oportunidade para ser lançado ao espaço, depois de três tentativas fracassadas dos últimos dias.

O lançamento, em um foguete Soyuz, previsivelmente será hoje às 21h02 GMT (18h02, em Brasília) desde o porto espacial europeu de Kuru, na Guiana Francesa, segundo a Agência Espacial Europeia.

Trata-se da quarta tentativa: a primeiro estava previsto para sexta-feira, 22 de abril, mas o vento provocou seu adiamento por 24 horas.

O vento também foi o culpado do segundo adiamento no sábado 23 de abril.

Ontem parecia que, pelo menos com a meteorologia, tudo estava bem, mas 40 minutos antes da decolagem a operação foi abortada por uma anomalia no foguete, concretamente na unidade de medida inercial, um dispositivo que mede mudanças lineares e angulares na trajetória do foguete e os transmite do computador de abordo.

Depois das atividades realizadas para substituir esta unidade, foi decidido que o novo lançamento seria hoje, na mesma hora destes últimos dias (21h02 GMT).

O Sentinel-1B é o quarto satélite do programa europeu Copérnico de observação da Terra, um projeto para monitorar o meio ambiente e melhorar sua gestão, assim como a segurança dos cidadãos.

Junto ao Sentinel-1B, serão enviados ao espaço no mesmo foguete três satélites pequenos CubeSats e o satélite Microscope da agência espacial francesa CNES.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos