Inseto mais comprido do mundo é descoberto na China

Pequim, 6 mai (EFE).- Um museu do sul da China determinou que um bicho-pau de uma nova espécie descoberta em 2014 e que mede 62,4 centímetros de comprimento é o inseto mais longo do mundo até agora conhecido, informou nesta sexta-feira a agência oficial "Xinhua".

O inseto, quase 10 centímetros mais comprido em relação ao até agora conhecido, é exposto no Museu de Insetos da China Ocidental da cidade de Chengdu (sudoeste do país) e foi descoberto em um trabalho de campo na região de Guangxi, perto da fronteira chinesa com Vietnã e Laos.

Até agora, o recorde era de um bicho-pau de outra espécie similar, com 56,7 centímetros, achado na Malásia em 2008 e que é exibido no Museu de História Natural de Londres.

O bicho-pau da China foi achado por Zhao Li, um pesquisador do Museu de Chengdu que estava há mais de 15 anos procurando bichos-pau gigantes em Guangxi, desde que em 1998 moradores locais lhe contaram que na região havia exemplares dessa espécie de mais de meio metro de comprimento e com um corpo tão largo como um dedo humano.

"Estava colhendo insetos em uma montanha de 1.200 metros perto da cidade de Liuzhou, na noite do dia 16 de agosto de 2014, quando uma sombra escura, que parecia um galho de árvore, apareceu", contou à "Xinhua" o especialista.

"Ao me aproximar fiquei estupefato ao ver que as pernas do inseto eram tão longas como seu corpo", acrescentou Zhao.

O inseto de tamanho recorde recebeu o nome de Phryganistria chinensis zhao, em homenagem a seu descobridor, que está preparando uma tese sobre esta nova espécie.

Há mais de 800 mil espécies de insetos, das quais cerca de 3.000 pertencem a diferentes tipos de bichos-pau, um animal que apesar de seu grande tamanho é às vezes difícil de identificar devido a que com seu aspecto pode se camuflar facilmente em florestas e selvas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos