Cientistas descobrem no oceano bactérias que ajudam na regulação do clima

Londres, 16 mai (EFE).- Cientistas britânicos encontraram no oceano um grupo de bactérias que parece desempenhar um papel relevante na regulação do clima da Terra, divulgou nesta segunda-feira a revista "Nature Microbiology".

O estudo descobriu que o grupo das Pelagibacterales, que engloba os organismos mais abundantes do planeta, tem função destacada na hora de estabilizar a atmosfera.

Ben Temperton, professor do departamento de Biociência da Universidade de Exeter (Inglaterra), foi um dos integrantes da equipe de pesquisadores que pela primeira vez identificou o grupo das Pelagibacterales como origem provável da produção do composto químico de sulfato de dimetilo (DMS).

O DMS estimula a formação das nuvens e é uma substância fundamental na chamada "hipótese CLAW", segundo a qual alguns organismos do fitoplâncton contribuem para a produção da substância.

Através de vários processos químicos, o DMS aumenta a produção de algumas partículas esféricas de água, formadas pela condensação de vapor, que por sua vez reduzem a quantidade da luz do sol que se projeta sobre a superfície oceânica.

As últimas descobertas revelam a importância das Pelagibacterales nesse processo e abre um novo caminho para pesquisas.

"Esse trabalho mostra que as Pelagibacterales constituem uma função importante na estabilidade climática. Se vamos aprimorar os modelos de como o DMS impacta no clima, temos que considerar esses organismos como um contribuinte principal", disse Temperton.