Centro da tempestade "Colin" se aproxima da costa noroeste da Flórida

Miami, 6 jun (EFE).- O centro da tempestade tropical "Colin", que mantém ventos máximos de 85 km/h, se aproxima da região da Flórida conhecida como Big Bend, no litoral noroeste do estado, onde tocará terra "nas próximas horas", segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"Colin", que gera fortes chuvas e ventos em partes da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul, está agora 55 quilômetros ao sul-sudeste de Apalachicola, no noroeste da Flórida, e 155 quilômetros ao oeste de Cedar Key, no litoral oeste, detalhou o NHC.

A tempestade tropical, que motivou a declaração de emergência em 34 condados da Flórida, continua seu rápido deslocamento na direção nordeste com uma velocidade de translação de 37 km/h.

Segundo um provável padrão de trajetória do NHC, o centro de "Colin" se aproximará "nas próximas horas" da região do Big Bend, no litoral noroeste da Flórida, e "depois se movimentará para o norte da Flórida e o sudeste da Geórgia na manhã de terça-feira", para depois continuar durante esse dia ao longo da costa sudeste dos EUA.

Os especialistas do NHC advertiram que a combinação de ressacas e maré podem causar inundações em áreas próximas à costa normalmente secas, pelo aumento do nível das águas.

"Colin", que se formou no domingo passado sobre o norte da península de Iucatã (México), é a terceira tempestade tropical que se forma este ano na bacia atlântica.

A temporada de ciclones no Atlântico começou no último dia 1º de junho e terminará em 30 de novembro.

Até o momento se formaram três tempestades tropicais na bacia atlântica, "Alex" (que se transformou em furacão), "Bonnie" e a atual, "Colin", sendo que as duas primeiras se formaram antes do começo da temporada de furacões.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) afirmou na semana passada em um relatório que se prevê para este ano a formação de 10 a 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito chegariam a se tornar furacões.

O organismo detalhou que entre um e quatro dos furacões previstos para 2016 serão de categoria maior na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de cinco níveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos