Metanol, composto fundamental para vida, é achado em estrela próxima à Terra

Berlim, 15 jun (EFE).- Uma equipe de astrônomos detectou metanol, um composto químico fundamental para a vida, próximo à jovem estrela TW Hydrae, que está localizada a apenas 170 anos luz da Terra.

O Observatório Europeu do Sul (ISSO) informou nesta quarta-feira em comunicado que um grupo de pesquisadores do Observatório de Leiden (Holanda) detectou, pela primeira vez, álcool metílico (metanol) no conjunto de matéria que orbita em torno desta estrela e que funciona como um viveiro de planetas.

O metanol "desempenha um papel vital na criação da rica química orgânica necessária para a vida" e é uma "peça fundamental" para a formação de compostos mais complexos de importância prebiótica como os aminoácidos, explica o ISSO em sua nota.

"A presença de metanol em estado gasoso no disco é um indicador inequívoco dos ricos processos químicos orgânicos que ocorrem em uma etapa antecipada de formação de estrelas e planetas", explica um dos autores do estudo, Ryan A. Loomis.

Segundo Loomis, "este resultado tem um impacto em nossa compreensão sobre como se acumula matéria orgânica em sistemas planetários muito jovens".

A descoberta, publicada hoje na revista especializada "The Astrophysical Journal", foi possível graças às observações realizadas por esta equipe no ALMA, o observatório da ISSO no Deserto do Atacama (Chile), que é o mais potente na hora de cartografar a composição química e a distribuição de gás frio em discos próximos à Terra.

Catherine Walsh, autora principal do estudo, explicou que este achado permite "pela primeira vez" olhar "atrás no tempo, para a origem da complexidade química em um viveiro de planetas ao redor de uma estrela similar ao Sol jovem".

O metanol é um composto orgânico complexo que se forma na fase de gelo, ao contrário de outros compostos presentes no espaço, que se formam em fase gasosa ou por uma combinação de fase gasosa e fase sólida.

A estrela TW Hydrae possui características muito similares às do Sistema Solar durante seu período de formação há mais de 4 bilhões de anos.