Fazer exercício 4 horas após aprender algo potencializa a memória, diz estudo

Em Washington

  • Thinkstock

Ir à academia para se exercitar quatro horas após aprender algo ajuda a potencializar a memória, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista americana especializada "Current Biology".

O estudo mostra que "podemos melhorar a consolidação da memória fazendo esportes depois da aprendizagem", afirmou um dos autores da pesquisa, Guillén Fernández, do Instituto Donders do Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda.

O experimento contou com a participação de 72 pessoas, que aprenderam 90 fotos e lugares durante 40 minutos antes de dividí-las em três grupos.

Um primeiro grupo praticou atividades físicas logo após a aprendizagem, o segundo realizou exercícios quatro horas depois e o terceiro não fez nenhum tipo de ginástica.

O exercício consistiu em 35 minutos em uma bicicleta ergométrica a um ritmo cardíaco de 80% do número de pulsações máximo de cada participante por minuto.

Passadas 48 horas, os participantes foram submetidos a um teste para comprovar o que lembravam, enquanto tinham imagens de seus cérebros sendo captadas por uma ressonância magnética.

Os especialistas descobriram que as pessoas que tinham ido à academia quatro horas depois da memorização se lembravam das informações melhor que o resto.

As imagens cerebrais também mostraram que o exercício após um certo tempo estava associado a representações mais precisas no hipocampo, uma área importante para a aprendizagem e a memória, quando o indivíduo em questão respondia a uma pergunta corretamente.

Nossos resultados sugerem que o exercício físico a seu devido tempo pode melhorar a memória a longo prazo e ressalta o potencial do exercício com contextos educacionais e clínicos."

No entanto, os especialistas admitem que ainda não veem com clareza como ou por que fazer o exercício físico após a aprendizagem exerce esse efeito na memória.

Alguns estudos anteriores efetuados com animais sugerem que componentes químicos naturais do corpo chamados catecolaminas, como a dopamina e a noradrenalina, podem melhorar a consolidação da memória. A produção de catecolaminas é estimulada com o exercício físico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos