Pesquisadores acham exemplares de rã gigante peruana em risco de extinção

Lima, 23 jun (EFE).- Pesquisadores peruanos encontraram novos exemplares da rã gigante de Junín (Batrachophrynus macrostomus), um batráquio dos Andes do Perú que pode chegar a 60 centímetros de altura e corre risco de extinção, anunciou nesta quinta-feira a Universidad Continental em comunicado.

A equipe de pesquisadores achou um grupo de girinos desta espécie no santuário histórico de Chacamarca, 4.105 metros acima do nível do mar e a uma temperatura de 3 graus negativos, situado na região de Junín, que abrange parte dos Andes do centro do Peru.

A população da rã gigante de Junín caiu nos últimos anos por causa da caça indiscriminada dos moradores locais, que a utilizam como alimento, e pela poluição da região, segundo afirmou o comunicado.

O achado aconteceu durante uma expedição para realizar um levantamento de espécies e avaliar a biodiversidade dessa área andina.

Além dos girinos da rã gigante de Junín, também foram encontrados durante a atividade mosquitos, moscas, abelhas, borboletas, trutas arco-íris, ratos, lagartixas, entre outros.

Participaram da expedição especialistas de biologia e estudantes de engenharia ambiental da Universidad Continental, em colaboração com o Corpo de Paz Americano, o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernanp) e a comunidade camponesa de San Francisco de Chichausiri.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos