Robô de ouro em forma de arraia abre novas portas para a engenharia médica

Washington, 7 jul (EFE).- A criação de um robô em forma de arraia e com núcleo de ouro abre uma nova porta para a pesquisa na engenharia de tecidos, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira pela revista especializada "Science".

A equipe de engenheiros médicos que criou a arraia robótica é integrada por pesquisadores da Universidade de Harvard e de Standford, nos Estados Unidos, e da Universidade de Stan Sogang, na Coreia do Seul.

De aspecto e proporções idênticas a uma arraia real, com o corpo plano e as aletas em forma de asas que se estendem da cabeça e ao longo de todo seu corpo, o protótipo constitui uma conquista da engenharia de tecidos.

O protótipo conta com 200.000 células cardíacas de rato, mede 16 milímetros de comprimento e pesa 10 gramas.

Além da morfologia, o robô-arraia tem uma eficiência energética igual à do animal original, já que emula a forma de deslizar-se através da água.

O núcleo do robô está feito de partículas de ouro, recobertas de uma camada elástica de polietileno e com células de coração de rato que são fotossensíveis, ou seja, que respondem ao estímulo da luz.

Graças a estas células musculares de coração de rato, os engenheiros podem provocar a resposta motora do robô, pois ao expô-las à luz as células das aletas se contraem. O problema estava em como conseguir o relaxamento das aletas.

Para contornar esse obstáculo, os engenheiros inseriram o esqueleto de ouro, de modo que retém a energia que se libera posteriormente à medida que as células se relaxam, e permite que as aletas voltem a se contrair.

Dessa forma, por meio de pulsações de luz, os cientistas controlam o movimento das aletas do robô-arraia em sua intensidade, frequência e direção, com tamanha eficiência que podem guia-lo através de uma corrida de obstáculos simples.