Cápsula Dragon chega com sucesso à Estação Espacial Internacional

Washington, 20 jul (EFE).- A cápsula Dragon chegou com sucesso nesta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) com mais de cinco toneladas de provisões e equipamentos para diversos projetos de pesquisa, informou a Agência Espacial dos EUA (Nasa).

Após decolar às 00h45 locais de segunda-feira (1h45 em Brasília) do Cabo Canaveral, na Flórida, a cápsula chegou hoje à ISS como o previsto, informou a Nasa em breve comunicado.

Esta é a nona missão do tipo, mas, desta vez, quando a Dragon já estave em órbita rumo à Estação Espacial Internacional, a empresa SpaceX conseguiu pela segunda vez fazer com que o foguete Falcon 9 aterrissasse em uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico.

Durante as próximas cinco semanas, a tripulação da ISS retirará a carga da cápsula Dragão e voltará a abastecer a estação, informou a Nasa.

A Rússia tem superioridade na Estação Espacial Internacional desde 2011, quando a Nasa pôs fim aos voos de suas naves espaciais, de modo que o transporte de astronautas ficou em mãos do programa espacial russo Soyuz.

Essa dependência nunca agradou o governo do presidente Barack Obama, que considera que uma nação como os Estados Unidos não pode precisar de terceiros para enviar ou trazer seus astronautas do espaço.

Por isso, a Casa Branca escolheu em setembro de 2014 duas empresas privadas americanas, Boeing e SpaceX, para levar seus astronautas ao espaço em veículos com tecnologia americana, sem depender de outros países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos