Tempestade "Earl" se transforma em furacão perto do litoral de Belize

Miami, 3 ago (EFE).- A tempestade "Earl" se transformou em furacão nesta quarta-feira perto do litoral de Belize e sobre o norte do litoral de Honduras ao alcançar ventos máximos constantes de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Um avião da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) determinou que "Earl" se desloca para o oeste a uma velocidade de translação de 22 km/h e está 110 quilômetros ao nordeste da ilha Roatán, em Honduras, e 240 quilômetros ao leste de Cidade de Belize, em Belize.

"Earl", que se formou ontem sobre o noroeste do Caribe, se encontra perto das ilhas da baía de Honduras, que está em alerta vermelho, e espera-se que toque terra em Belize esta noite ou na manhã de quinta-feira, de acordo com o NHC.

Em seu boletim, o centro meteorológico informou que "Earl", que foi a quinta tempestade tropical da temporada, deve se debilitar quando seu núcleo tocar terra no país centro-americano, onde devem ser registrados grandes acúmulos de água.

O governo de Honduras emitiu um aviso de furacão para as ilhas da baía. Também foi emitido um aviso de furacão para o norte de Puerto Costa Maya, no México, até o sudoeste da fronteira com Honduras e o Belize.

Além disso, permanece um aviso de tempestade para o norte do litoral de Honduras, desde Cabo Gracias a Dios até a fronteira com a Guatemala.

"Earl", de categoria 1 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de cinco níveis, é o segundo furacão da atual temporada no Atlântico, que se estende de junho a novembro, após a formação de "Alex", que se formou no mês de janeiro.

No total, desde junho se formaram cinco tempestades tropicais: "Alex", "Bonnie" - estas duas antes do início da temporada de furacões - "Colin", "Danielle" e "Earl".

A NOAA destacou que se prevê para este ano a formação de 10 a 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito podem chegar a furacões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos