Tempestade Earl põe em alerta vários estados do México por fortes chuvas

Cidade do México, 5 ago (EFE).- AA tempestade tropical Earl, que se encontra no litoral do Golfo do México após atravessar o sudeste do país, mantém vários estados em alerta por seu potencial de gerar fortes chuvas, inclusive torrenciais, informou nesta sexta-feira a Defesa Civil do país.

O órgão declarou o alerta vermelho - de perigo máximo - em partes dos estados de Tabasco, Chiapas e Campeche, e o alerta laranja - de perigo alto - em partes de Chiapas, Veracruz, Oaxaca e Campeche.

Segundo o último boletim do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano, o ciclone se entrava a 55 quilômetros de Coatzacoalcos, em Veracruz, e a 105 quilômetros a oeste de Puerto Dos Bocas, em Tabasco.

O SMN prevê que o sistema de baixa pressão entrará novamente em território nacional pelo litoral de Veracruz esta tarde, e que amanhã, ainda em terra, perderá força e se transformará em depressão tropical.

O fenômeno, que na quarta-feira chegou à categoria de furacão, mas depois perdeu força e se transformou em tempestade tropical, deixou pelo menos um ferido e 466 pessoas atingidas após sua passagem pela Guatemala, enquanto 351 tiveram que deixar seus lares e 246 foram levadas para abrigos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos