Furacão Lester avança pelo Pacífico e ameaça Havaí

Washington, 1 set (EFE).- O furacão Lester continua seu avanço pelo Oceano Pacífico e já ameaça o arquipélago do Havaí, onde ele é esperado nas próximas 48 horas, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Centro de Furacões do Pacífico Central (CPHC) dos Estados Unidos.

De acordo com o CPHC, o Lester, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, avança a uma velocidade de 22 km/h em direção ao oeste-noroeste com ventos constantes de até 205 km/h.

Por volta das 17h (hora local) de quinta, o furacão estava situado 960 quilômetros ao leste de Fio (o ponto mais oriental do arquipélago do Havaí) e 1.275 de Honolulu, seu capital.

Em seu último boletim, o CPHC emitiu um alerta de furacão para a ilha de Oahu (Honolulu), que é adicionado aos existentes para as cinco ilhas orientais do arquipélago (Havaí, Lanai, Maui, Molakai e Kahoolawe).

Segundo o CPHC, o furacão Lester chegará nas ilhas orientais no sábado pela manhã, embora seus efeitos em forma de tempestade tropical serão sentidos na noite da sexta-feira, enquanto a Oahu chegará na noite do sábado.

O CPHC também espera que o furacão comece a mostrar sintomas de fraqueza a partir desta sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos