Hermine se transforma em poderoso ciclone pós-tropical e deixa 2 vítimas

Miami, 3 set (EFE).- A tempestade Hermine se transformou neste sábado em um poderoso ciclone pós-tropical próximo do litoral do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, e já causou duas mortes no sudeste do país, a segunda delas ocorrida na Carolina do Norte.

De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos EUA, Hermine se manterá nos próximos dois dias como um ciclone pós-tropical, mas com características de tempestade tropical, já que apresenta ventos máximos constantes de 110 km/h.

O ciclone está a 280 quilômetros a leste-sudeste de Norfolk, na Virgínia, onde vem ocorrendo fortes chuvas e ventos, com precipitações de até 152 milímetros no sudeste do estado.

Hermine passou pela Carolina do Norte, onde o motorista de um caminhão morreu quando seu veículo tombou por causa dos fortes ventos, segundo a emissora "NBC News".

Neste estado, onde quatro pessoas ficaram feridas por efeito de possíveis tornados, mais de 33 mil lares ainda estão sem energia, enquanto na Virgínia o número chega a 55 mil casas sem luz.

O governador da Virgínia, Terry McAuliffe, declarou ontem o estado de emergência no estado e as condições meteorológicas levaram ao adiamento para segunda-feira de um show de Bruce Springsteen, que estava previsto para hoje em Virginia Beach.

Hermine se movimenta em direção leste-nordeste a 19 km/h e espera-se que faça um leve giro rumo ao norte no domingo, dia em que está previsto que o sistema ganhe força e se transforme novamente em furacão, de acordo com o NHC.

O alerta de tempestade tropical está mantido nas regiões litorâneas que vão desde Ocracoke Inlet, em Outer Banks, na Carolina do Norte, à baía de Chesapeake, que se estende da Virgínia até Matyland, e à baía de Delaware, nos estados de Delaware e Nova Jersey.

Além disso, as regiões litorâneas de Rhode Island, Nova York e Massachusetts também estão sob alerta de prováveis condições de tempestade tropical nas próximas horas.

Em Maryland e Nova Jersey, de fato, o iminente impacto de Hermine neste fim de semana prolongado nos Estados Unidos, devido ao feriado do Dia do Trabalho na segunda-feira, obrigou as autoridades a declararem o estado de emergência.

Os meteorologistas advertem que o ciclone pode trazer riscos para algumas áreas, especialmente Chincoteague, na Virgínia, e Sandy Hook, em Nova Jersey, onde pode haver até 150 centímetros de acúmulo de água.

Hermine tocou o solo continental nos EUA na madrugada de sexta-feira, quando chegou ao litoral noroeste da Flórida como furacão de categoria 1, deixando mais de 100 mil lares e estabelecimentos sem luz até hoje e ocasionando a que até agora era a única morte, de uma pessoa que foi atingida por uma árvore.

Hermine é a oitava tempestade tropical que se formou na bacia do Atlântico na atual temporada de furacões, que começou oficialmente em 1º de junho.

Das oito tempestades tropicais formadas no Atlântico desde então, quatro chegaram a se transformar em furacão: Alex, Earl, Gastón e Hermine. O segundo destes deixou mais de 50 mortos no México no início de agosto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos