"Newton" ganha força de furacão ao se aproximar de península no México

Cidade do México, 5 set (EFE).- A tempestade tropical "Newton" ganhou força e se transformou em furacão de categoria 1 nesta segunda-feira, enquanto se desloca pelo Pacífico rumo à Península de Baja California, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O fenômeno se desloca ao noroeste a 26 km/h em uma rota que, se continuar assim, pode levá-lo amanhã de manhã à região turística de Los Cabos, no estado de Baja California Sur.

"Newton" está 240 quilômetros ao oeste de Cabo Corrientes, no estado de Jalisco; 350 quilômetros ao sudeste de Cabo San Lucas, em Baja California Sur, e 945 quilômetros ao sul-sudeste de La Paz, também em Baja California Sur.

Em seu boletim das 16h15 (horário local, 18h15 de Brasília), o SMN indicou que o fenômeno desenvolve ventos constantes de 120 km/h e sequências de até 150 km/h.

Em coordenação com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o SMN mantém uma área de prevenção por efeitos de furacão desde Cabo San Lázaro, em Baja California Sur, até San Evaristo, inclusive Cabo San Lucas, no mesmo estado.

O SMN prevê para as próximas 24 horas tempestades intensas a torrenciais nos estados de Jalisco, Colima e Michoacán, intensas em Sinaloa, Nayari e Durango, e muito fortes em Baja California Sur, Zacatecas e Guerrero.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos