Sonda espacial Osiris-Rex decola rumo a asteroide que se aproxima da Terra

Washington, 8 set (EFE).- O foguete Atlas V da Nasa decolou nesta quinta-feira da base de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), com a sonda espacial Osiris-Rex rumo ao asteroide Bennu, cuja trajetória pode representar um risco para a Terra.

O foguete não-tripulado decolou sem imprevistos às 19h05 (hora local; 20h05), a hora prevista inicialmente, e espera-se que a sonda retorne à Terra daqui a sete anos após completar sua missão.

Osiris-Rex coletará amostras da superfície rochosa de Bennu e as trará à Terra para que os cientistas possam analisá-las e decifrar novos mistérios da origem do Sistema Solar e da vida em nosso planeta.

Outro objetivo da sonda Osiris será estudar as características de Bennu, sua forma, seu tamanho, sua massa e sua órbita, que é quase circular e se aproxima da Terra a cada seis anos.

A Nasa inclui Bennu em seu grupo de Asteroides Potencialmente Perigosos (conhecidos como PHA na sigla em inglês), aqueles mais próximos da Terra e que, no caso de Bennu, significa que tem uma possibilidade entre 2.700 de se chocar com nosso planeta em algum momento entre os anos de 2175 e 2199.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos