Em alerta, Cuba espera chegada do furacão "Matthew" com milhares de evacuados

Havana, 2 out (EFE).- Cuba espera em alerta o iminente impacto do poderoso furacão "Matthew" e já evacuou milhares de pessoas das áreas ameaçadas enquanto agiliza as medidas de prevenção para minimizar os danos que sua passagem pode causar na ilha, segundo relatórios da televisão estatal.

Perante a proximidade de "Matthew", a Defesa Civil da ilha ativou os mecanismos dispostos para estes casos de emergência meteorológica e iniciou as evacuações da zonas vulneráveis a inundações litorâneas em localidades das províncias orientais de Guantánamo, Holguín, Granma, Las Tunas e Santiago de Cuba.

Especialistas desse organismo explicaram que se adotaram medidas de proteção em armazéns de remédios e alimentos, centros de produção e animais em risco, assim como as garantias de serviços de saúde, transporte e comunicações, a poda de árvores, coleta de resíduos, limpeza de ruas, drenagens e esgotos e a colheita de produtos agrícolas, entre outras.

"Matthew", o quinto furacão da temporada ciclônica no Atlântico, direcionou sua ameaçante trajetória para o leste de Cuba arrastando ventos de 220 km/h que lhe posicionam na categoria 4 na escala Saffir-Simpson.

Ao meio-dia deste domingo se encontrava situado cerca de 645 quilômetros ao sul da província de Guantánamo, no extremo mais oriental do país caribenho, com um movimento errático e lento de 6 km/h, segundo detalhou o Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia cubano.

Segundo os analistas, são três os efeitos mais destrutivos que acompanham "Matthew": os fortes ventos, as intensas chuvas e as penetrações do mar como um elemento de alta vulnerabilidade ao levantar ondas de até 90 metros de altura em áreas litorâneas.

A suspensão dos serviços de ônibus, trens e voos domésticos entre a capital cubana e as províncias orientais e o resguardo de embarcações pesqueiras e o gado em risco são outras das regulações preventivas dispostas dado o perigoso avanço do furacão "Matthew" pelo Caribe central.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos