República Dominicana decreta alerta em 32 províncias por furacão "Matthew"

Santo Domingo, 2 out (EFE).- A direção do Centro de Operações de Emergências (COE) da República Dominicana subiu para 32 o número de províncias em alerta, 15 delas em nível vermelho, devido aos efeitos do furacão "Matthew", de categoria 4, cujo centro está cerca de 480 quilômetros ao sudoeste de Cabo Beata, na província de Pedernales.

Cerca de 560 quilômetros ao sul/sudoeste de Porto Príncipe, capital do Haiti, o furacão se movimenta lentamente para o noroeste a 9 km/h.

Os ventos máximos constantes estão estimados em 240 km/h com fortes rajadas, mas se preveem mudanças em sua intensidade. Os ventos de furacão se estendem por 35 quilômetros e os de tempestade cerca de 335 quilômetros de seu centro.

Os modelos numéricos relacionados com os acúmulos de chuvas em 48 horas podem alcançar até 500 milímetros ou mais na estrutura compacta de céu encoberto do ciclone tropical.

Quanto às condições marítimas, se esperam ondas de entre 10 e 12 pés no litoral caribenho e de 6 a 9 pés no litoral atlântico, razão pela qual todas as embarcações devem permanecer ancoradas em todos os pontos do país.

Também estão proibidos o uso das praias e os esportes aquáticos em todo litoral, assim como todas as atividades recreativas na montanha e o uso de balneários em rios, canais e riachos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos