"Matthew" ameaça Haiti esta noite e previsões o aproximam mais dos EUA

Miami, 3 out (EFE).- O poderoso furacão "Matthew", de categoria 4, continua sua rota em direção ao Haiti com ventos máximos de 220 km/h e espera-se que na noite desta segunda-feira o olho do ciclone se aproxime do sudoeste do país caribenho, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os analistas do NHC indicaram em seu último boletim que o ciclone se movimenta na direção nor-noroeste e na trajetória prevista impactaria nas Bahamas e no leste da Flórida possivelmente na quinta-feira.

O quinto furacão da atual temporada ciclônica do Atlântico se movimenta a 13 km/h e se encontra 325 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe, capital haitiana.

Como consequência da proximidade de "Matthew", no Haiti já se registram fortes chuvas e inundações, que constituem "uma ameaça para a vida humana".

Segundo um provável padrão de trajetória, "o centro de 'Matthew' se aproximará do sudoeste do Haiti esta noite e do leste de Cuba amanhã", para movimentar-se depois, na terça-feira à noite e na quarta-feira, "perto ou sobre porções do sudeste e do centro das Bahamas", detalhou o NHC, com sede em Miami.

"Matthew" é um "perigoso furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de 5, e se esperam "algumas oscilações de sua intensidade nas próximas 48 horas", mas "permanecerá como um poderoso furacão até na quarta-feira", acrescentaram os analistas.

Embora seja cedo ainda para descartar que este sistema não impactará a costa leste da Flórida, a maior parte dos modelos por computador a cinco dias situa a península extremamente perto do cone de ação.

De acordo com o centro meteorológico, "Matthew" é o furacão mais poderoso que se formou no Atlântico desde "Félix", em 2007, que causou mais de 130 mortes durante sua passagem pela Nicarágua.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos