Jovem recupera o tato graças a implante cerebral e braço robótico

Washington, 13 out (EFE).- Um jovem americano recuperou o tato graças a um implante no cérebro com o qual controla um braço robótico, um grande avanço apresentado em um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista especializada "Science Translational Medicine".

Nathan Copeland ficou tetraplégico há 12 anos em um acidente de trânsito no qual lesionou a medula espinhal. Agora, ele pode sentir seus dedos graças a um implante cerebral desenvolvido por cientistas da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e a um braço robótico criado na Universidade John Hopkins, em Maryland.

O braço robótico envia sinais às áreas do cérebro onde o jovem costumava experimentar as sensações do tato de suas mãos e dedos. Antes da cirurgia de implante, os cientistas usaram técnicas de imagem para identificar as regiões exatas do cérebro que correspondiam às sensações em cada um de seus dedos e palmas das mãos.

"O maior resultado deste estudo é que a microestimulação da crosta sensorial pode provocar uma sensação natural em vez de cócegas. A estimulação é segura e as sensações provocadas são estáveis por meses. Ainda precisamos de muita pesquisa para entender melhor os padrões de estimulação necessários para ajudar os pacientes a terem movimentos melhores", explicou o Andrew Schwartz, um dos autores do estudo,.

Nathan, por sua vez, disse ser incrível poder recuperar esse sentido.

"Posso sentir cada dedo. É realmente uma sensação rara. Às vezes sinto pequenos choques e às vezes pressão, mas na maior parte do tempo posso notar meus dedos com precisão definida".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos