Nave tripulada russa se acopla com sucesso à ISS

Moscou, 21 out (EFE).- A nave russa Soyuz MS-02, com três tripulantes a bordo, se acoplou nesta sexta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.

O acoplamento aconteceu às 9h59 GMT em modo automático, como estava previsto, segundo a Roscosmos, a agência espacial russa.

A Soyuz, lançada na quarta-feira passada de Baikonur (Cazaquistão), levou à ISS os membros da expedição 49/50, integrada pelos russos Sergei Rizhikov e Andrei Borisenko, e o americano Shane Kimbrough.

Os astronautas serão recebidos a bordo da plataforma orbital por seus atuais ocupantes: o russo Anatoli Ivanishin, o japonês Takutya Onishi e a americana Kathleen Rubins, que está há mais de três meses no espaço.

As escotilhas serão abertas depois de se verificar a selagem do acoplamento e se igualar a pressão da nave tripulada com a da plataforma orbital, processo que habitualmente dura duas horas.

O programa russo da expedição 49/50 inclui mais de 50 experimentos científicos em diferentes áreas, incluindo o cultivo de pimentões em condições de falta de gravidade e o controle remoto de aparelhos para a exploração de outros planetas a partir da plataforma orbital.

Os novos inquilinos da ISS terão que se ocupar também de receber várias naves não tripuladas com carga vital para a estação: a russa Progress, a americana Dragon e a japonesa HTV.

A bordo da MS-02, a segunda nave da nova geração da Soyuz, os cosmonautas russos levaram à ISS um fragmento das relíquias do santo ortodoxo Serafim de Sarov, que lhes acompanhará durante sua permanência no espaço e que trarão de volta à Terra ao término da missão na plataforma.

A ISS, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 nações, atualmente é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil km/h a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos