Desenvolvem tratamento com anticorpos para proteger fetos de ratos da zika

Londres, 7 nov (EFE).- Cientistas nos Estados Unidos desenvolveram um novo tratamento que poderia evitar danos em fetos de ratos afetados pelo vírus da zika, é que revela um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista "Nature".

A pesquisa, liderada pelo Departamento de Pediatria do Vanderbilt University Medical Center em Nashville, no Tennessee, reconhece que existem diferenças na gestação de ratos e humanos, mas suas descobertas poderiam levar os analistas a encontrarem uma vacina contra a zika.

Os cientistas lembram que este vírus pode causar sérios danos neurológicos no feto, como a microcefalia, e provocar doenças em adultos, como a síndrome de Guillain-Barre, um transtorno neurológico que faz o sistema imunológico atacar uma parte do sistema nervoso.

Para seu estudo, os cientistas isolaram anticorpos humanos dos glóbulos brancos de indivíduos previamente infectados com o vírus da zika e se concentraram em um tipo em particular, que se destacou por sua "potência" em testes preliminares.

Em seguida, os pesquisadores analisaram o comportamento desse anticorpo em um modelo de infecção de zika em ratos.

Em outro experimento, os cientistas aplicaram este mesmo tratamento em fêmeas de rato grávidas antes e depois de contraírem zika.

Em ambos os casos, a carga viral tanto na mãe como no feto foi reduzida consideravelmente, enquanto os danos causados pelo vírus na placenta foram limitados e o tamanho do feto aumentou.

Os resultados sugerem que esse tratamento poderia ser útil como instrumento preventivo e também como tratamento em indivíduos já infectados pelo vírus da zika.

"Os experimentos, que demonstram que este tratamento antiviral pode prevenir e controlar a infecção de vírus da zika durante a gravidez em ratos, trazem a possibilidade de que possam ser efetuadas intervenções significativas durante o período de gestação", destacaram os especialistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos