Missão espacial Shenzhou-11 aterrissa com sucesso na China

Pequim, 18 nov (EFE).- A missão espacial Shenzhou-11, da China, com dois astronautas a bordo, aterrissou nesta sexta-feira com sucesso na região da Mongólia Interior, no norte do país, após passar o último mês em órbita.

Por volta das 14h (hora local), o módulo que transportava aos astronautas Jing Haipeng e Chen Dong pousou como o previsto, em uma manobra transmitida ao vivo pela televisão oficial chinesa "CCTV".

A Shenzhou-11 decolou no dia 17 do mês passado, se acoplou após dois dias de viagem ao laboratório espacial Tiangong-2 e permaneceu em órbita durante 30 dias até que se separou, ontem, para realizar a viagem de volta.

Depois da aterrissagem, que aconteceu dentro do perímetro planejado, as equipes de busca e assistência aos astronautas demoraram alguns minutos para encontrar a localização exata da cápsula espacial, já que havia menos visibilidade do que esperado.

"As missões Shenzhou-11 e Tiangong-2 tiveram um completo sucesso", afirmou o general Zhang Youxia, comandante chefe da missão espacial.

Os astronautas seguirão para um hospital da região para passar por revisões médicas e depois seguirão para Pequim, onde realizarão um processo de readaptação à gravidade que, segundo os especialistas citados pela imprensa chinesa, pode durar algumas semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos