Astronautas concluem trabalhos de melhoria na Estação Espacial Internacional

Orlando (EUA), 13 jan (EFE).- Dois astronautas da Nasa finalizaram com sucesso nesta sexta-feira uma caminhada espacial de seis horas durante a qual efetuaram obras de melhoria na Estação Espacial Internacional (ISS).

De acordo com a agência espacial americana, o comandante da Expedição 50, Shane Kimbrough, e o engenheiro de voo, Thomas Pesquet concluíram às 17h20 GMT (15h20 de Brasília) a caminhada na qual instalaram três novas placas adaptadoras.

Transmitida ao vivo através de sites da Nasa, durante sua missão os astronautas realizaram também conexões elétricas para três das seis novas baterias de íons de lítio que a estação abriga.

As novas placas adaptadoras e baterias de íons de lítio substituem às baterias de níquel e hidrogênio que atualmente são utilizadas na estação para armazenar a energia elétrica gerada pelos painéis solares da ISS.

O trabalho robótico para atualizar as baterias começou na primeira semana de janeiro e hoje se efetuou a segunda das duas caminhadas espaciais para finalizar a instalação, explicou a agência espacial americana.

As baterias adicionais serão substituídas nos próximos dois anos como parte desta atualização dos sistemas de energia.

Está foi a segunda caminhada espacial em uma semana para Kimbrough, e a quarta de sua carreira, enquanto foi a primeira para Pesquet na remodelação de dois dos oito canais da estação.

No total, os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional realizaram 197 caminhadas espaciais para trabalhar na montagem e manutenção do laboratório em órbita, e passaram um total de 51 dias, seis horas e quatro minutos trabalhando fora da estação. EFE

ea/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos