Space X lança foguete com sucesso pela primeira vez após explosão de setembro

Washington, 14 jan (EFE).- Um foguete Falcon 9 da companhia aeroespacial SpaceX decolou neste sábado com sucesso da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, o primeiro lançamento da empresa desde de um equipamento similar não tripulado ter explodido em setembro em Cabo Canaveral, na Flórida, também nos Estados Unidos.

O foguete, que faz parte de uma corrida espacial da empresa privada comandada pelo diretor-geral da Tesla, Elon Musk, levará 10 satélites comerciais ao espaço para a companhia de voz e dados Iridium, que prevê instalar 70 deles até o início de 2018.

O lançamento do Falcon 9 estava previsto para a última segunda-feira, mas os planos de voo foram adiados devido aos intensos ventos e à chuva registrada na Califórnia. O foguete decolou hoje às 17h54 GMT, como estava previsto.

O problema ocorrido em setembro foi na plataforma de decolagem. O foguete Falcon 9 que seria lançado na ocasião iria colocar em órbita um satélite de comunicações Amos 6 para a israelense Spacecom.

O equipamento forneceria serviços de comunicação em uma região que compreendia desde a costa dos EUA até a Europa, passando pela África e o Oriente Médio. Além disso, o satélite reforçaria as capacidades de comunicação do governo de Israel.

O Amos 6 também seria o primeiro satélite a ser usado pelo Facebook e faria parte da campanha da rede social para levar, desde o espaço, internet a regiões remotas do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos