Computador quântico mais potente do mundo está perto de se tornar realidade

Madri, 1 fev (EFE).- Uma equipe internacional anunciou nesta quarta-feira o primeiro plano prático para construir um computador quântico que será "o mais potente do mundo" e representará para a ciência, a indústria e o comércio "uma revolução similar à que trouxe o primeiro computador", segundo um estudo publicado pela revista "Science Advances".

O novo projeto é fruto de uma equipe internacional de cientistas da Universidade de Sussex (Reino Unido), a empresa americana Google, a Universidade de Aarhus (Dinamarca), o laboratório RIKEN (Japão) e a Universidade Siegen (Alemanha).

O estudo apresenta o plano industrial para criar a máquina em grande escala, que será mais potente resolvendo problemas que nenhum outro computador construído até agora conseguiu.

A máquina terá o potencial de dar muitas respostas no mundo da ciência, para criar novos remédios, desvendar os mistérios ainda desconhecidos dos confins mais distantes do universo e resolver alguns problemas que um computador normal precisaria de bilhões de anos para calcular, assegura um comunicado da Universidade de Sussex.

O estudo apresenta uma nova invenção com a qual bits quânticos reais podem se transmitir entre módulos de computação quânticos individuais, a fim de poder criar uma máquina em grande escala totalmente modular.

Até agora, os cientistas tinham proposto usar conexões de fibra óptica para conectar os módulos de computação individuais, mas este projeto aposta pelos campos elétricos que permitem que átomos carregados (íons) sejam transportados de um módulo a outro.

Este novo enfoque permite velocidades de conexão 100 mil vezes mais rápidas entre os diferentes módulos de computação quântica que compõem a máquina, explica a nota.

O professor da Universidade de Sussex Winfried Hensinger lembrou que "durante muitos anos, as pessoas disseram que era totalmente impossível construir computador quântico real. Com nosso trabalho não só demonstramos que se pode fazê-lo, como apresentamos um plano de construção concreto".

O passo seguinte da equipe será construir um protótipo de computador quântico baseado no projeto dos especialistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos